Seminário Temático III: Fé cristã e experiência de Deus

4.5 ECTs / Semestral / Português

O presente seminário tem como objetivo principal um aprofundamento da teologia espiritual corrigindo a dominação duma racionalidade dogmática dedutiva própria da teologia moderna, a partir da imbricação mútua destes dois ramos da teologia. Neste sentido o seminário abordará o tema da experiência de Deus à luz fé cristã, pressupondo e valorizando a dimensão experiencial da fé, procurando fornecer aos alunos instrumentos conceptuais para refletir sobre ela, clarificando a noção de experiência, distinguindo e relacionando experiência humana, experiência religiosa, experiência de Deus e experiência de Deus à luz da fé cristã, questionando os seus lugares, modos e critérios.

Professor Auxiliar Convidado
Doutor em Teologia Fundamental pelo Centre Sèvres, Facultées Jésuites de Paris, onde completou o segundo ciclo na mesma área de estudos depois de ter…