Seminário de Filosofia II: Estudo do tratado «De homine» de Santo Alberto Magno (1200- 1280)

4.5 ECTs / 22h30 / Português

A intenção fundamental do Seminário Filosófico do 2º ano do Curso de Teologia consiste, essencialmente, em dar a conhecer uma figura ímpar do pensamento medieval: Santo Alberto Magno (OP).

Para isso, é proposta a tradução parcial do tratado de Alberto Magno: De Homine que está incluído na sua grande obra Suma de Creaturis. A tradução parcial do tratado e que foi realizada pela docente será objeto debate e de discussão sobre os temas principais da obra. Serão ainda objeto de indagação as fontes principais usadas pelo autor e a sua forma de exposição.

Os principais objetivos podem ser descritos em quatro pontos:

1. Leitura e tradução do texto a partir do original latino;
  2. Interpretar e debater o pensamento filosófico de Alberto Magno;
  3. Afloramos as fontes filosóficas e teológicas do mestre coloniense;
  4. Compreender alguns aspetos da obra : De homine.

Professor Associado
Doutora em Philosophie et Lettres pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve, no Institut Supérieur de Philosophie na Bélgica. Leciona na área…