Revelação e Tradição

4.5 ECTs / 45h / Português

A unidade curricular “Revelação e Tradição”, lecionada no âmbito da Teologia Fundamental, tem por finalidade conduzir o aluno a efetuar uma reflexão sobre a revelação divina e a sua transmissão na vida da Igreja, de forma a habilitá-lo a elaborar o restante discurso teológico.

A introdução procura definir a Teologia como uma reflexão racional que se faz sobre a Revelação, apresentando os três grandes âmbitos da Teologia.

Em seguida, apresentamos este curso dividido em três partes distintas. A primeira parte consta de duas etapas. Na primeira, refletimos sobre a Natureza da Teologia como ciência da revelação, a fé na Igreja e a heurística teológica, em 5 dimensões. Na segunda etapa da primeira parte, situamos o tratado da Revelação e Tradição como parte integrante da teologia classificada de “Fundamental”, dos seus antecedentes (a Apologética), das circunstâncias que levaram à sua constituição como área teológica, dos seus objetivos, conteúdo, método e identidade.

Segue-se a Segunda Parte, que reflete sobre a Revelação Cristã, com uma Introdução, sobre a Revelação Criacional, e o aprofundamento sobre a Revelação Histórica, com 4 dimensões: fundamentação bíblica, conceito teológico de Revelação,
credibilidade da Revelação bíblica e transmissão eclesial da Revelação.

A Terceira Parte reflete sobre a Teologia da Fé, como resposta humana à Revelação divina, em cinco etapas: o nosso contexto cultural e espiritual, antropologia da fé, elementos bíblicos da teologia da fé, história da teologia da fé e teologia sistemática da fé.

Docentes

Assistente Convidado
Doutoramento em Teologia Sistemática pela Universidade Católica Portuguesa, com o título: “A Soteriologia cristã face ao desafio da experiência. Um estudo…