Prática de Ensino Supervisionada e Relatório – Seminário de Acompanhamento

24 ECTS / Semestral / Português
  • Mobilizar conhecimentos do âmbito das Ciências da Educação (Currículo, Desenvolvimento Curricular, Pedagogia, Didática) e de natureza teológica, com vista à análise crítica do Programa de EMRC enquanto currículo prescrito.
  • Caraterizar a problemática da identidade e relevância do Ensino Religioso Escolar na sua incorporação no Currículo Escolar, nomeadamente no Sistema Educativo Português. 
  • Refletir criticamente sobre a identidade do Ensino Religioso Escolar, desde a lógica da distinção e complementaridade com a Catequese e a Pastoral Escolar. 
  • Analisar criticamente modelos e paradigmas de implementação do Ensino Religioso Escolar, desde os princípios e fundamentos da Teoria Curricular e desde as orientações dos documentos eclesiásticos. 
  • Assumir uma identidade profissional e autoral reflexiva e enquanto gestor e decisor curricular, na articulação e implementação local de um currículo e programa nacional.
  • Sensibilizar-se para a implementação de práticas de avaliação formativa, referidas a critérios objetivos e operacionalizadas por técnicas, processos e instrumentos fiáveis e adequados. 
  • Capacitar-se para o exercício competente da missão de fazer aprender alguma coisa a alguém, como parte de um processo de personalização e socialização, críticas e reflexivas, dos aprendentes.

Docentes

Licence en Catéchèse et Pastorale do Institut International de Catéchèse et Pastoral Lumen Vitae”, filiado na Faculdade de Teologia da Universidade…
Assistente Convidado
Doutor em Ciências da Educação e Mestre em Teologia Sistemática pela UCP (Antropologia Teológica). Doutorando em Ciências da Educação (Estudos Curriculares…