Novo Testamento II

4.5 ECTs / Semestral / Português

O estudo dos escritos de Lucas e de Paulo são os dois eixos fundamentais desta unidade curricular. Para cada um deles são necessárias introduções históricas e hermenêuticas.  

Na obra de Lucas um conhecimento dos movimentos geográficos ajudará a definir os destinatários do Evangelho que se vai expandindo. Neste sentido uma visão global das figuras de Pedro e Paulo permite iluminar os ritmos operativos no livro dos Atos.

A abordagem da figura incontornável de Paulo será realizada também através da sua obra. Tanto o conhecimento biográfico quanto a compreensão do seu mundo são temáticas obrigatórias.

Uma compreensão da forma epistolar, as razões do seu uso e a novidade deste método de evangelização serão indispensáveis.

Docentes

Professor Auxiliar
Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) com a tese: Experiência e Resistência em tempos de desencanto - estudo bíblico…
Assistente Convidado
Tem Licenza in Sacra Scritura (2º grau canónico) pelo Pontificio Istituto Biblico e Mestrado Integrado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP.