História e Teologia das Religiões

4 ECTs / Semestral / Português

História das Religiões: Cada aluno deve ter uma visão abrangente do fenómeno religioso na sua riqueza e diversidade, quer no tempo quer no espaço. Ter um conhecimento introdutório e fundamentado acerca das religiões não cristãs, de um ponto de vista predominantemente histórico e textual, com particular incidência no Judaísmo, Islamismo, Hinduísmo e Budismo. Dominar um conjunto-chave de expressões particulares de cada religião estudada, sabendo defini-las e enquadrá-las na sua correta tradição.

Teologia das Religiões: Cada aluno deve evidenciar as transformações verificadas nas últimas décadas, sobretudo a partir do Concílio Vaticano II. Oferecer uma visão global e critérios de análise do debate atual acerca de uma teologia das religiões. Apontar aspetos principais, em termos de exigências e de dificuldades, no âmbito do diálogo inter-religioso.

Professor Associado
Doutoramento pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Licenciou-se pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma.