História da Filosofia Contemporânea

4.5 ECTs / Semestral / Português

Esta Unidade visa habilitar os alunos para a compreensão de algumas correntes e tendências da filosofia contemporânea. Tendo em conta a sua grande variedade nos últimos 120 anos, o Programa procede a uma escolha das consideradas mais representativas. Quatro são merecedoras de relevo, pelo impacto que tiveram e pelo reconhecimento de que ainda hoje gozam: a fenomenologia, o positivismo lógico e a filosofia analítica, o marxismo, as filosofias da existência. O programa mostra como elas se distinguem nos seus núcleos temáticos e no estilo de fazer filosofia. Não sendo possível esgotar a diversidade das abordagens filosóficas que as caracterizam, os alunos deverão no final do semestre:
1.    Compreender as circunstâncias históricas e filosóficas que presidiram ao seu surgimento.
2.    Posicionar-se criticamente face aos pressupostos metodológicos que determinam o respectivo estilo filosófico.
3.    Mostrar capacidade de análise dos seus textos fundamentais.
4.    Conhecer a bibliografia essencial.

Professor Catedrático
Professor Catedrático na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É também, desde Junho de 2013, Director do Centro de Estudos de…