Genius loci e expressões estéticas de renovação

6 ECTs / semestral / Português

Capacitar para a hermenêutica crítica de expressões (culturais e vivenciais, religiosas e seculares) da área da teologia prática, na autonomia dos objetos científicos e nas suas relações interdisciplinares.
Conhecer gramáticas da expressão ritual e simbólica, contextos e semânticas, que intercorrem nas linguagens do religioso, e destas na relação com o espaço público, qualificando-o.
Potenciar a renovação estética das criações, a partir da tradição aberta ao seu legítimo progresso, no diálogo entre os interlocutores e os artistas.
Identificar e interpretar a emergência de novos paradigmas, no contexto das transformações pastorais e culturais, que demandam coerência práxica.
Conhecer movimentos e experiências de renovação das artes religiosas na época contemporânea.
Responder a desafios da vida comunitária e delinear estratégias para melhorar o exercício da autoridade, o sentido de participação, a gestão de recursos, a abertura (também, política) com as religiões e sociedades.

 

Docentes

Professor Auxiliar
Concluiu o Doutoramento em Liturgia em 2007 pelo Pontificio Ateneo S. Anselmo, o Mestrado em Liturgia em 2003 pelo Pontificio Ateneo S. Anselmo e a…