Filosofia Antiga e Medieval

5 ECTS / Semestral / Português

1. A Unidade Curricular de Filosofia Antiga e Medieval tem como propósito introduzir ao pensamento filosófico antigo e medieval, expondo os seus sistemas, bem como a sua reformulação, no período do reencontro entre Helenismo e Cristianismo e no pensamento do período tardo-antico e medieval. 

2. Para isso, orienta-se o programa para 2 etapas distintas: I. Surgimento da especulação filosófica grega apontando para 4 momentos: a especulação cosmológica: Pré-Socráticos; a especulação antropológica: Sócrates e Platão; 4. A especulação ontognosiológica e metafísica: Aristóteles. II. Síntese de correntes na relação entre Helenismo e Cristianismo, bem como o novo ressurgimento filosófico: natureza de Deus, tempo e eternidade; relação alma-corpo e felicidade. Expor estes temas em autores selectos da especulação tardo-antica e medieval.  

3. Levar a uma indagação sobre o sentido do questionamento antico-medieval e compreendê-las na sua especificidade teórico-prática.   

 

 

Docentes

Professor Associado
Doutora em Philosophie et Lettres pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve, no Institut Supérieur de Philosophie na Bélgica. Leciona na área…