Linha de Investigação: As Performatividades e Estética da Religião (PER)

Nascido a 25 de março de 1964. Doutoramento em Teologia Fundamental pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt (Alemanha), sob orientação de Jörg Splett e como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996, com uma tese sobre a filosofia da arte de Hans-Georg Gadamer, em perspetiva teológico-fundamental. Agregação em Teologia Fundamental pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) em 2011.
Professor Catedrático da Faculdade de Teologia e Investigador integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) e colaborador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH), ambos da UCP. Docente de Teologia Sistemática (Teologia da Fé, Mistério de Deus, Cristologia, Estética Teológica). Realiza investigação sobre a relação entre teologia, filosofia e cultura contemporânea, com especial incidência na fenomenologia e na antropologia da cultura digital.
De 2007 a 2018 foi Diretor-adjunto para o Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia e é, desde 2011, Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.
Membro da Comissão Científica da coleção «Perconoscenza» da editorial EDB de Bolonha e membro dos Conselhos Científicos Internacionais das revistas Salmanticensis (Salamanca), Teologia (Milão), Perspetiva Teológica (Belo Horizonte), Limina (Graz), Kairós (Fortaleza).
É diretor da revista Ephata, Revista Portuguesa de Teologia, da Faculdade de Teologia. Membro da Sociedade Científica da UCP, da Associação Europeia de Teologia Católica e da Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática.