Livro organizado por investigador do CITER - “A edificação do tecido eclesial. Formação de Agentes”

Quinta-feira, Outubro 14, 2021 - 13:49

Esta obra, organizada por Luís M. Figueiredo Rodrigues, investigador do CITER, parte do princípio teológico de que, na medida em que é mediação do Reino de Deus, a Igreja tem uma missão universal. Pese embora, assume contornos específicos, de acordo com o contexto humano onde é chamada a realizar a sua missão. A partir daqui, toma-se consciência de que o âmbito da “formação de agentes” ganha especial destaque na apreensão e compreensão que se poderá ter de uma determinada concretização eclesial: por um lado é reflexo daquilo que a comunidade eclesial espera vir a ser, por outro é reflexo do que essa comunidade já é. A formação evidencia-se, assim, como um especial campo de observação de práticas para conhecer e perceber a vida eclesial, sobretudos do discernimento dos “sinais dos tempos” que em cada momento vai possibilitando dar respostas. Se àquele dado acrescentarmos que à Teologia Prática cabe a reflexão crítica sobre a auto-edificação da Igreja, conhecer as práticas formativas apresenta-se como um lugar privilegiado para leitura da própria realidade.
Os membros que integraram este projeto são pesquisadores que laboram na universidade, mas também outros pesquisadores que exercem a sua atividade fora da academia. Este projeto teve também um papel aglutinador de recursos dispersos pelo território e de potenciador de uma reflexão mais aprofundada das práticas eclesiais.
Procurou-se alcançar os seguintes objetivos: Conhecer e compreender as tendências sobre a formação de agentes; Proceder a uma aproximação enriquecedora entre a academia e a tessitura eclesial; Potenciar a investigação de pesquisadores que não se encontram inseridos profissionalmente no mundo académico, enriquecendo-o. 

Mais informações sobre o livro.