Hermenêuticas do Feminino

Segunda-feira, April 26, 2021 - 10:55

O dossiê Hermenêuticas do feminino, publicado pela Revista Pístis & Práxis (Web of Science|Qualis A2), foi organizado pelas Professoras Luísa Almendra (CITER UCP), Teresa Bartolomei (CITER UCP),  Ceci Maria Costa Baptista Mariani (PUC Camp) e Jaci de Fátima Souza Candiotto (PUC PR). Ele pretende enriquecer o debate sobre esta temática, na medida em que envolve abordagens sob perspetivas diversas e plurais, tais como a filosófica, a teológica, a literária, a psicológica, a político-social, promovendo e incentivando a interlocução entre elas. Muitos dos trabalhos aqui apresentados são decorrentes do I Colóquio Internacional "Hermenêuticas do Feminino", realizado nos dias 28 e 29 de janeiro de 2020, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, tendo sido organizado pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER – UCP) em parceria com o Práxis — Centro de Filosofia, Política e Cultura (Universidade de Évora), com o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, o Programa de Teologia ambos da PUC Paraná e com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUCCampinas.

A publicação do Dossiê Hermenêuticas do feminino é fruto do Projeto Mulheres e Religião do CITER e do aprofundamento e amadurecimento das temáticas ao longo de um ano de trabalho desde das primeiras impressões trocadas no colóquio homónimo ao dossiê. O resultado são 23 artigos oriundos de diversas instituições de investigação internacionais dedicados a um esforço arqueológico e interdisciplinar para a recuperação da contribuição feminina no campo da cultura e da religião.

Pístis & Práxis é um periódico de acesso aberto e o dossiê pode ser visto aqui.