Colóquio em Lovaina coorganizado por Pedro Valinho Gomes, membro do CITER

Quarta-feira, Maio 18, 2022 - 15:35

Dedicado ao tema “Ainda precisamos de inspiração?”, este colóquio teve lugar nos dias 16 e 17 de maio de 2022 na Universidade Católica de Lovaina (UCLouvain).

Organizado pelo Grupo de Investigação “Escrituras e teologia” daquela universidade, o colóquio visou revisitar a noção tradicional de inspiração no âmbito de uma reflexão teológica alargada que tem em conta os desafios da crítica bíblica e da hermenêutica contemporânea. O que significa falar de um texto inspirado quando a evidência do manuscrito revela que ele é fluído, e quando a crítica histórica mostra que ele se contradiz ou que é fictício? Haverá "teologia" na Bíblia, apesar da sua pluralidade interior? Deve a receção do texto bíblico ser considerada como parte integrante da revelação e/ou do processo de inspiração? Estas questões foram levantadas não só em relação ao cristianismo, mas também em relação ao judaísmo e ao islamismo.

O colóquio contou com o contributo de oradores especializados no tema a partir de diferentes perspetivas: Benjamin Sommer (The Jewish Theological Seminary, New York), Emmanuel Durand (Université de Fribourg), Konrad Schmid (Universität Zürich) e Mark Elliott (Wycliffe College, Toronto) e dos professores da UCLouvain Benoît Bourgine, Matthieu Richelle, Mehdi Azaiez e Régis Burnet. Vários outros investigadores do grupo de investigação ofereceram contributos temáticos.

Para além da responsabilidade de coorganização, Pedro Valinho Gomes apresentou, também, com outros três investigadores, a comunicação intitulada “A respiração das Escrituras. Poderá haver inspiração sem expiração?”.