Apresentação dos dois volumes do livro “Persistência da obra”

Terça-feira, Janeiro 12, 2021 - 13:42

O livro, organizado por Tomás Maia, será apresentado no próximo dia 15 de janeiro na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e on-line em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83704589359.

A apresentação do primeiro volume (Arte e Política) será feita por Rodrigo Silva (professor na ESAD -Caldas da Rainha), seguida da apresentação do segundo volume (Arte e Religião) por João Sarmento (padre jesuíta, responsável pela Galeria da Brotéria) e, sob confirmação, por Maria João Mayer Branco (professora na FCSH da Universidade Nova de Lisboa).

A obra propõe pensar a questão moderna da arte: o que resta da obra após a sua separação da política e da religião.

O projeto da Persistência manteve o núcleo inicial de autores (Boyan Manchev, Jean-Luc Nancy, Federico Ferrari e Tomás Maia), tendo acolhido no primeiro volume Silvina Rodrigues Lopes e Isabel Sabino, e no segundo volume Alfredo Teixeira e Paulo Pires do Vale (no âmbito da parceria encetada com o CITER da Universidade Católica Portuguesa). Os dois volumes, inteiramente bilingues (português/francês), são editados pela Documenta (ambos apoiados pelo CIEBA e o segundo apoiado pelo UCP-CITER).

Além dos dois oradores principais, a sessão contará com breves participações de alguns dos autores (em direto ou gravados: Boyan Manchev, Federico Ferrari, Jean-Luc Nancy), assim como de representantes dos dois centros de investigação, CITER e CIEBA, respetivamente a Professora Luísa Almendra e o Professor João Paulo Queiroz. A sessão será moderada por Catarina Reis, doutoranda em Belas-Artes.

Devido às restrições no acesso à sala, solicita-se, a quem desejar assistir à sessão presencialmente, que o comunique até dia 14 de Janeiro para o endereço: comunicacao@belasartes.ulisboa.pt

Convite de Apresentação dos dois volumes do livro “Persistência da obra”