Press News & Events

Jornadas do Episcopado sobre sinodalidade

Terça-feira, Junho 21, 2022 - 01:00
Publicação
JM

As Jornadas Pastorais do Episcopado Português têm como tema Sinodalidade nas Igrejas locais e na missão da Conferência Episcopal, ontem e hoje, e uma Assembleia Plenária extraordinária, na quarta-feira, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima.

Segundo o programa enviado ontem à Agência Ecclesia, as jornadas pastorais começam esta tarde com duas reflexões, seguidas de debate, informa a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). O tema Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal é apresentado por José Eduardo Borges de Pinho, professor emérito de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da UCP, e Sinodalidade: resistências e oportunidades, pelo padre Sérgio Leal, da Diocese do Porto. Depois, em dois painéis, vão ser apresentadas sínteses da fase local do Sínodo 2021-2023 de algumas dioceses portuguesas; O sínodo convocado pelo Papa Francisco começou a nível diocesano, nos cinco continentes, em outubro do último ano. Os participantes vão também fazer propostas concretas de sinodalidade quer para as igrejas locais, quer para a CEP, após reflexões em grupos.

Segundo a Conferência Episcopal Portuguesa para além dos bispos, participam dois representantes de cada diocese, e os diretores dos vários serviços da CEP nas Jornadas Pastorais do Episcopado. Na manhã do dia 22 de junho, quarta-feira, os bispos portugueses vão reunir numa Assembleia Plenária extraordinária para aprovar o documento Ministérios laicais para uma Igreja ministerial e o rito da instituição de Catequistas. 

Nota: Notícia completa no JM.

Próximos Eventos

12
Set
00:00
23
Set
14:30