Generic Bio

Doutor em Teologia, com especialidade em Ética Teológica, pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, na Alemanha. Professor auxiliar da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa. Leciona, na área da Teologia Sistemática, unidades curriculares no âmbito da Bioética, Ética sexual e Ética fundamental. Integra o Conselho de Direção do Centro de Investigação de Teologia e Estudos da Religião. Foi docente no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, onde lecionou Teologia Moral e Mistério de Deus. Foi docente convidado na Escola Superior de Saúde de Leiria e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, onde lecionou unidades curriculares no âmbito da Bioética e da Ética médica.

Coordenou, em Fátima (2012-2015), o Curso de Licenciatura em Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia; foi membro do Conselho de Direção da Revista Didaskalia (2013-2017) e do Conselho de Redação da Revista Fátima XXI (2010-2017); tem presidido a comissões científicas e organizadoras de congressos sobre o fenómeno de Fátima; integrou da Comissão Científica do Congresso Internacional do Centenário de Fátima: «Pensar Fátima: leituras interdisciplinares».

É presbítero da Diocese de Leiria-Fátima, Vice-Reitor do Santuário de Fátima, Chefe de Gabinete do Bispo da Diocese de Leiria-Fátima. Foi o coordenador da comissão responsável pela celebração do Centenário das Aparições de Fátima, de 2010 a 2017. Na visita do Papa Francisco a Fátima, em maio de 2017, foi o diretor de comunicação deste evento. Integra a Comissão de Ética para a Saúde no Hospital Santo André, Fátima, desde 2006.