Antropologia Teológica: Fundamentos

4.5 ECTs / Semestral / Português

1. Propor uma fundamentação cristológica a todas as temáticas antropológicas a desenvolver nos conteúdos programáticos, a partir do princípio hermenêutico formulado em GS 22: "Na realidade, o mistério do homem só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente"; 2. Apresentar uma fundamentação bíblica e da evolução dogmática (e teológica) das temáticas da antropologia teológica (criação, o pessoa humana à imagem de Deus, a condição corpórea, a relação entre criação e evolução, entre criação e ecologia, o pecado original); 3. Contactar com textos teológicos significativos contemporâneos sobre as questões de antropologia teológica em estudo, de modo a fornecer aos alunos perspetivas atualizadas.

Professor Auxiliar
Doutor em Teologia, na área da antropologia teológica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, com a tese A condição corpórea da pessoa. Estudo sobre a…