1. Exercício e estudo cuidado na preparação das funções do ministério pastoral;
2. Favorecer a sã variedade no modo de celebrar as ações litúrgicas e de nelas participar (cf. IFLS, n.17);
3. Preparar «para o futuro ministério de pastor e de presidente da assembleia litúrgica dos fiéis, aprendendo tudo aquilo que diz respeito a uma digna celebração da liturgia, particularmente da santa missa». (IFLS, n.20);
4. Preparar os seminaristas para que assumam, voluntariamente e com conhecimento de causa, na ordenação diaconal, o mandato de celebrar toda a liturgia das Horas (cf. IFLS, n.31);
5.«Educar a capacidade de escolha dos alunos para que mais tarde saibam discernir entre as diversas formas que legitimamente podem ser escolhidas segundo as circunstâncias e para que compreendam porque nas rubricas se empregam frequentemente as fórmulas de more, pro opportunitate ou laudabiliter». (IFLS, n.46);
6.Insistir nas prescrições pastorais e nas normas emanadas pelos bispos.