Seminário Temático IV : Poética das Artes Sacras

4.5 ECTs / Semestre / Português

Com este seminário pretende-se que os alunos aprofundem conhecimentos dentro de uma área, o das Artes Sacras ou, melhor, daquelas expressões e disciplinas artísticas que tenham um significado predominantemente religioso.

Neste caso é uma área bastante vasta, porque engloba temas relacionados com a música, a arquitetura, as artes ditas decorativas dos espaços religiosos, a arte litúrgica (desde a o vestuário, às peças e às alfaias litúrgicas), da literatura, da piedade popular, do rito, etc.

Com isto, pretende-se que os alunos sejam capazes de aprofundar a hermenêutica das criações artísticas e desenvolvam o sentido estético pautado pela qualidade teológica, espiritual e cultural.

Professor Auxiliar
Concluiu o Doutoramento em Liturgia em 2007 pelo Pontificio Ateneo S. Anselmo, o Mestrado em Liturgia em 2003 pelo Pontificio Ateneo S. Anselmo e a…