Além das duas linhas de pesquisa, o CITER desenvolveu o Portal «Sociedade e Religião», que foi construído a partir de trabalhos anteriores realizados por alguns investigadores do CITER. O Portal vai ao encontro da crescente necessidade de produção e atualização de informação mensurável sobre a composição das identidades religiosas em Portugal. Uma vez que há muita discussão pública sobre questões religiosas, dados concretos estão a contribuir para uma melhor compreensão do quão laica ou religiosa é a sociedade portuguesa. O objetivo principal é possibilitar o acesso a dados religiosos para investigadores de todas as origens e permitir a incorporação desse conhecimento nos diversos processos de decisão pública. O Portal é desenvolvido por membros titulares e colaboradores com formação em ciências sociais e já recebeu financiamento externo. Os investigadores do Portal também estão integrados nas linhas de investigação e, assim, garantem uma estreita coordenação entre a produção de dados quantitativos e a elaboração de interpretações qualitativas.

 

Projeto «Religião no Espaço Público: Crer sem Pertencer» - uma tendência crescente em Lisboa (12/2018)

Um estudo recentemente realizado pelo CITER (coord. Por Alfredo Teixeira) mostra que na Área Metropolitana de Lisboa a maioria das pessoas ainda se autodenomina católica. No entanto, os hábitos estão a mudar. Na Área Metropolitana de Lisboa, há cada vez mais crentes sem professar uma determinada religião, o que corrobora a conhecida tese de «crer sem pertencer». A maioria da população assume ser católica, mas nem todos frequentam os locais de culto regularmente. Outros resultados do estudo «Religião no espaço público» mostram que as pessoas tendem a gerir os momentos de oração de acordo com o seu dia-a-dia.

Para mais informações, veja

INFOGRAFIA
RELATÓRIO
ProgramA DE TELEVISÃO



Última publicação do PEW Research Center: Being Christian in Western Europe (05/2018)

«A maioria dos cristãos da Europa é não-praticante, mas há uma diferença nas pessoas religiosamente não filiadas nas suas opiniões sobre Deus, atitudes em relação aos muçulmanos e imigrantes e opiniões sobre o papel da religião na sociedade.»
 VEJA AQUI O ESTUDO COMPLETO

 
Palestra de David Voas em Lisboa: Portuguese religion in European perspective: Evidence from very recent surveys (06/2018)

«Portugal está entre os países mais religiosos do continente, mas há sinais de declínio» disse DAVID VOAS (University College London) na sua comunicação, realizada no colóquio anual 2018 da rede de investigação «A RELIGIÃO NAS MÚLTIPLAS MODERNIDADES»
VEJA AQUI O Powerpoint