Licenciatura em Ciências Religiosas - Porto

Exames:

Época Verão

Descrição do Programa

Os primeiros anos da Faculdade de Teologia, inaugurada a 4 de novembro de 1968, revelaram que o Curso de Teologia não esgotava a missão de serviço eclesial e cultural da Faculdade no domínio do ensino e da investigação teológica. Da convergência de uma série de fatores nasceu o propósito de alargar o âmbito académico da Faculdade a um currículo universitário de matérias teológicas lecionadas em horário pós-laboral. Tal currículo recebeu o nome do Curso de Ciências Religiosas (CCR) e foi programado para um bacharelato em três anos, em vez dos cinco requeridos pelas Normae Quaedam para atribuição do mesmo grau em Teologia. Estávamos em 1973. Após algumas reformulações, a Santa Sé aprovava este curso a 11 de agosto de 1975. A inauguração do novo Curso coincidiu com a abertura do ano letivo 1975 - 76.

Em 1986, com data de 30 de março, a Santa Sé erigia canonicamente o Instituto Universitário de Ciências Religiosas que ministra e orienta a Licenciatura em Ciências Religiosas e outros cursos. A Licenciatura em Ciências Religiosas (LCR), como primeiro ciclo de estudos do Curso de Ciências Religiosas adequado ao novo regime jurídico do ensino superior, foi já objeto de Despacho (14 722/2006) por parte da Direção Geral do Ensino Superior e entra em vigor em 2006/07.

O curso recorrerá às metodologias de b-learning, permitindo a concentração das atividades letivas presenciais em dois dias da semana, em horário pós-laboral. Conforme se pode ver no horário, tudo será concentrado à sexta feira ao fim do dia e ao sábado de manhã.

A Licenciatura em Ciências Religiosas tem reconhecimento canónico.

Tem reconhecimento civil.  Acreditado pela A3ES ACEF/1516/16817. Nº de Registo na DGES: R/A-EF 1255/2011.

Horários: 2.º Ano / 3.º Ano

Planificação do Semestre de Verão

Observações:
A Fundação SNEC pode apoiar a frequência deste ciclo de estudos a candidatos a docentes de Educação Moral e Religiosa Católica.

Porto - Serviços Académicos

E-mail: s.academicos@porto.ucp.pt

Testemunho

Margarida Portugal

Orientadora da Prática de Ensino Supervisionada em EMRC
Licenciatura em Ciências Religiosas
O que mais me marcou foi o sentido que os conteúdos programáticos trouxeram à minha vida pessoal e a descoberta do gosto do estudo. Não tenho ideia de alguma vez ter vibrado com o que aprendi no Liceu. Na Faculdade de Teologia quase tudo era entusiasmante.