II Colóquio Internacional TEOTOPIAS, 2021 – A violenta escuridão de se abeirar da luz

Quinta-feira, Novembro 4, 2021 - 21:30 a Sábado, Novembro 6, 2021 - 19:30

Universidade Católica

PortoPorto4150
Ver localização

Este colóquio, organizado por investigadores do CITER, insere-se no âmbito das relações entre estudos teológicos e literários, entre poesia e transcendência. É organizado pela Cátedra Poesia e Transcendência – Sophia de Mello Breyner (Universidade Católica Portuguesa, Porto), em parceria com a Faculdade de Teologia e o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

"Fundacional para a perceção e expressão do mistério, a linguagem poética é lugar de uma articulação paradoxal, nada acrescentando à representação descritiva do mundo [Ricoeur]. Encontrando-se o positivismo teológico em crise, paradigma que sempre cedeu demasiado à obsessão pela verdade, tem-se vindo a notar um crescente interesse pelo estudo teológico de produções literárias como lugares de redenção da linguagem referencial, própria do discurso tradicional da teologia. Na sua performatividade quase litúrgica, a linguagem poética aproxima o objeto do discurso teológico do seu eixo verdadeiramente referencial: “a transluminosa treva do Silêncio” [Pseudo-Dionísio Areopagita]."

Programa e mais informações.