Dias de Dante 2021. No VII centenário da morte de Dante

Quinta-feira, Setembro 23, 2021 - 09:00 a Sexta-feira, Setembro 24, 2021 - 18:00

Calouste Gulbenkian Foundation

Avenida de Berna 45 A
LisboaLisboa1067-001
Portugal
Ver localização

Lisboa, 23 de Setembro | 29 de Novembro de 2021

Em 2021 celebra-se o VII centenário da morte de Dante Alighieri, cuja vasta obra marca profundamente a memória coletiva do Ocidente.

Os Dias de Dante convidam os investigadores, os amantes da literatura e o público curioso para uma série de iniciativas variadas.

As celebrações abrem a 23 de Setembro com a inauguração de uma exposição: Visões de Dante: o Inferno de Botticelli, em que será apresentada ao público português uma seleção de manuscritos e de edições raras da Divina Comédia, provenientes da Biblioteca Apostólica Vaticana, do Museu Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Nacional de Portugal, e da Coleção J. V. de Pina Martins, depositada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A conferência de abertura será realizada por S.E. D. José Tolentino de Mendonça, Arquivista dos Arquivos Apostólicos do Vaticano e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica do Vaticano. Um catálogo acompanhará a exposição.

Os Dias de Dante prosseguem, no dia 25 de Setembro, com um colóquio internacional, Dante: um poeta do nosso tempo, em que alguns especialistas discutirão a atualidade do poeta em vários domínios. Será destacada a sua extraordinária capacidade de fazer da inovação (linguística, poética, cultural) uma fonte de tradição. Será explorado o impacto da Divina Comédia na cultura mundial e, ao mesmo tempo, será analisada a sua ligação com o contexto religioso e político do seu tempo.

No Outono terá lugar um ciclo de encontros, “Lições sobre Dante”, em que vários especialistas, de Portugal e de outros países, nomeadamente de Itália, discutirão aspetos fundamentais da obra de Dante.

No mesmo período, na Fundação Gulbenkian será realizado um ciclo de eventos paralelos à exposição, com artistas e personalidades do mundo da cultura.

Os contributos científicos produzidos pelos intervenientes nestas múltiplas iniciativas serão recolhidos numa publicação que, além de recapitular o trabalho cumprido na realização deste projeto, pretende abrir novos horizontes de interesse e de investigação em torno da poesia dantesca.

Comissários: Teresa Bartolomei | João R.Figueiredo


PROGRAMA SINTÉTICO


EXPOSIÇÃO
Visões de Dante. O Inferno segundo Botticelli Fundação Calouste Gulbenkian |Lisboa
De 24.09.2021 a 29.11.2021

Obras das coleções: Biblioteca Apostólica Vaticana | Museu Calouste Gulbenkian | Biblioteca Nacional de Portugal | Coleção J.V. de Pina Martins (FL|UL, entidade depositária, por determinação do Novo Banco, proprietário)


COLÓQUIO INTERNACIONAL
Dante: um poeta do nosso tempo
Fundação Calouste Gulbenkian |Lisboa
25 de Setembro 2021 | 10h00-18h30


LIÇÕES SOBRE DANTE

Setembro-Novembro 2021
Fundação Calouste Gulbenkian |Lisboa, et al.


EM REDOR DA EXPOSIÇÃO VISÕES DE DANTE
Imagens, música e palavras

Setembro-Novembro
Fundação Calouste Gulbenkian |Lisboa


OUTRAS INICIATIVAS
Lançamento da tradução em português de A Divina Comédia de Dante Alighieri, de autoria Jorge Vaz de Carvalho. Lisboa: Imprensa Nacional 2021
15 de Outubro| 18h00


PUBLICAÇÕES

  • Atas do colóquio e das Lições sobre Dante
  • Catálogo da exposição

Instituições parceiras
Biblioteca Apostólica Vaticana
Embaixada de Itália em Portugal
CITER (Universidade Católica Portuguesa)
CECC (Universidade Católica Portuguesa)
Faculdade de Letras (Universidade de Lisboa)
Istituto Italiano di Cultura di Lisbona
Fundação Calouste Gulbenkian

 

Ver cartaz [pdf]

Ver programa completo [pdf]