Manuel Saturino Gomes

Professor Associado

É Auditor (Juíz) do Tribunal Apostólico da Rota Romana, no Vaticano. Membro da Comissão Paritária da Concordata, na Delegação da Santa Sé e vogal da Comissão da Liberdade Religiosa, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa.

Doutor em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Lateranense onde fez também a licenciatura canónica em Direito Canónico. Possui o bacharelato canónico em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP. É especialista em Direito Sacramental, Jurisprudência Matrimonial e Familiar.

Foi Diretor da Faculdade de Teologia, e por inerência membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa. Foi Presidente da Comissão Instaladora do Centro de Estudos de Direito Canónico e seu primeiro Diretor, posteriormente primeiro Diretor do  Instituto Superior de Direito Canónico da UCP e da Licenciatura em Direito Canónico. Foi presidente do Conselho de Publicações da Faculdade de Teologia.

Lecionou cadeiras no âmbito do Direito Canónico, com destaque para o Direito Sacramental e Direito Canónico Institucional.

É autor de diversos livros e artigos e colaborou em diversas congressos, colóquios e conferências nacionais e internacionais como conferencista ou organizador.

É membro da Consociatio Iuris Canonici Promovendo, sócio fundador da Associação Portuguesa de Canonistas, membro da Sociedade Científica da UCP. Foi Juíz do Tribunal Patriarcal de Lisboa.