José Rui Gaia Da Costa Pinto

Professor Associado

Doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade Católica Portuguesa, é Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais de Braga, onde tem lecionado as unidades curriculares de Filosofia Antiga, Filosofia Moderna, Filosofia da Religião, Teologia Filosófica, Ontologia, Ética Aplicada, Psicoética e Religião e Política.

Foi Adjunto do Diretor da Faculdade de Filosofia (1977 a 1987) e Secretário da mesma Faculdade (1987 a 1994). Foi ainda, Coordenador do Curso de Licenciatura em Enfermagem (1991 a 1998) e Presidente da Comissão Pedagógica do Curso de Filosofia (2003 a 2005, 2013 e 2018). É Coordenador do Mestrado em Filosofia da Religião.

É membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e da Sociedade Católica Mexicana de Filosofia e ainda, sócio do Centro de Estudos de Bioética. É Presidente da Comissão de Ética da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

É autor das seguintes obras: "Questões Atuais de Ética Médica" (Braga, 1996 – 4ª edição), "A Emergência da Subjetividade em Roger Garaudy" (Braga, 2003), "Bioética para todos" (Braga, 2006).

Tem publicado diversos artigos nas revistas Brotéria, Theologica, Ação Médica, Revista Portuguesa de Filosofia e Memoria. Colaborador da Enciclopédia Verbo e da Enciclopédia LOGOS.