José Miguel Stadler Dias Costa

Professor Auxiliar

Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP, em Braga, com a tese sobre "O Desejo como História: o sentido da cultura humana em René Girard". Mestre em Filosofia do Conhecimento e Epistemologia e Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências Sociais da UCP, em Braga.

Atualmente, exerce funções enquanto docente na Faculdade de Teologia e Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Publicou onze artigos em revistas especializadas, é autor de duas Introduções de livros e possuí dois livros publicados: "Sobre a Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur" e "O Desejo como História. O sentido da cultura humana em René Girard.". Orienta teses de Mestrado e Doutoramento na área da Filosofia Política desde 2007.

Leciona, desde 1998, "História da Filosofia Moderna" e "Filosofia Social e Política. Desde 2003, “Estética e Cognição” no Mestrado em Ciências Cognitivas e, “Teorias da Justiça (J. Rawls e os seus críticos)” e “Modelos Políticos Atuais” na Especialização em Ética e Filosofia Política do curso de 2.º ciclo em Filosofia. Desde 2007-2008 leciona “Teoria da Justiça” e “Análise de Textos de Filosofia Política” no curso de 3º ciclo (Doutoramento) em Filosofia e, "História da Filosofia Contemporânea", nas licenciaturas em F.D.E. e Ciências Religiosas e "Antropologia Filosófica". A partir de 2014 passou a lecionar "Hermenêutica".