Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid, Mestre em Filosofia pela Universidade do Minho e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa em Braga.

É Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da UCP e membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, onde integra o grupo de “Estudos Culturais”. É Coordenador Executivo do Mestrado em Gerontologia Social Aplicada da FFCS.

As áreas de investigação têm incidido sobre a análise do impacto do desenvolvimento social nos valores contemporâneos e análise das dinâmicas geracionais e dos processos de mudança social.

A par da docência universitária, tem integrado vários projetos de investigação nacional e internacional. O seu último livro, editado em 2019, em coautoria, intitula-se “Las transformaciones de la educación. De la tradición a la modernidad hasta la incertidumbre actual” (Madrid: Dykinson).

Foi distinguido com o Prémio Extraordinário da Universidade Complutense de Madrid.