Doutoramento em Humanidades (2001), na especialidade de Literatura Latina – área do Humanismo Renascentista em Portugal, com a tese «O Pe. Luís da Cruz, S. J. e a tragicomédia Iosephus», sob a orientação da Prof.ª Nair Castro Soares da Universidade de Coimbra. Licenciatura em Humanidades (1984), Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (1993). Foi na UCP que fez a sua formação académica.

Leciona na área dos Estudos Clássicos: Cultura Clássica, História da Arte Antiga, Língua Latina e Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa. Lecionou no Ensino Básico e Secundário entre 1982 e 1987, na ESE de Vila Real em 1987 e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de 1987 a 1988.

Os seus principais focos de interesse são: Estudos Clássicos e o Humanismo do Renascimento (História, Hist. da Ciência, Teatro de Colégio, Teoria Literária), com colaboração em projetos de investigação em Portugal (Universidade de Aveiro e de Lisboa) e em Espanha (Universidade de Extremadura e de Granada).

Other

'Verba Volant'? Oralidade, escrita e memória

BALSAS, Álvaro [et al.][et al.] - 'Verba Volant'? Oralidade, escrita e memória. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2018.
Paper

The idea of sacrifice based on the sources of Classical Antiquity in Arte de ser Português by Teixeira de Pascoaes | A ideia de sacrifício, a partir das fontes da Antiguidade Clássica, em a Arte de Ser Português de Teixeira de Pascoaes

MELO, António. [et al.] - The idea of sacrifice based on the sources of Classical Antiquity in Arte de ser Português by Teixeira de Pascoaes | A ideia de sacrifício, a partir das fontes da Antiguidade Clássica, em a Arte de Ser Português de Teixeira de Pascoaes. Agora - Estudos Classicos em Debate, 2017.
Book

Curso de Filosofia Moral

MELO, António. [et al.] - Curso de Filosofia Moral. , 2015.
Other

Curso de Filosofia Moral (Trad. em Língua Portuguesa)

MELO, António. [et al.] - Curso de Filosofia Moral (Trad. em Língua Portuguesa). Curso de Filosofia Moral, 2015.
Other

Usos medicinais das plantas, em Amato Lusitano: o bálsamo

MELO, António. [et al.] - Usos medicinais das plantas, em Amato Lusitano: o bálsamo. Humanismo e Ciência: Antiguidade e Renascimento, 2015.
Paper

De Júlio César Escalígero a Luís da Cruz, S. J., tendo por referência o Concílio de Trento

MELO, António. - De Júlio César Escalígero a Luís da Cruz, S. J., tendo por referência o Concílio de Trento. , 2014.
Paper

Do perfume de rosas à planta aromática do açafrão no <em>Index</em> e nas <em>Enarrationes</em> de Amato Lusitano: aplicações terapêuticas

MELO, António. [et al.] - Do perfume de rosas à planta aromática do açafrão no Index e nas Enarrationes de Amato Lusitano: aplicações terapêuticas. Let. Cláss., 2012.
Paper

Formação de professores no Ensino Superior - Ecos de um Modelo de formação pedagógica em vigor numa universidade Portuguesa

MELO, António. [et al.] - Formação de professores no Ensino Superior - Ecos de um Modelo de formação pedagógica em vigor numa universidade Portuguesa. La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura, 2012.
Other

Narrativas do poder feminino

MELO, António. [et al.] - Narrativas do poder feminino. Colóquio Internacional Narrativas do Poder Feminino, Braga, Portugal, 26/04/12, 2012.
Other

Novos horizontes para as humanidades

MELO, António. [et al.] - Novos horizontes para as humanidades. Colóquio Novos Horizontes para as Humanidades, Braga, Portugal, 27/04/06, 2006.
Other

O elemento feminino no teatro jesuítico em Portugal no século XVI

MELO, António. [et al.] - O elemento feminino no teatro jesuítico em Portugal no século XVI. Teatro neolatino em Portugal no contexto da Europa: 450 anos de Diogo de Teive, 2006.
Other

A matriz cristã europeia: o prólogo da tragicomedia Iosephus do P.e Luís da Cruz, S. J.

MELO, António. [et al.] - A matriz cristã europeia: o prólogo da tragicomedia Iosephus do P.e Luís da Cruz, S. J.. Génese e consolidação da ideia de Europa: vol. IV: Idade Média e Renascimento