Concluiu o Doutoramento em Filosofia da Ciência em 2010. Obteve a Licenciatura na Universidade de Coimbra em 1987 e o Mestrado em Física na Universidade de Aveiro em 1991.

Professor Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Diretor Adjunto da Revista Portuguesa de Filosofia, indexada na SCOPUS, e investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da UCP. As suas áreas de investigação são os Fundamentos da Mecânica Quântica (particularmente, interpretação da teoria, EPR, desigualdades CHSH, de Bell e de Tsirelson, realismo local), Física da Matéria Condensada, Filosofia da Natureza (particularmente, processos causais e sistemas complexos), Filosofia da Ciência e Ciência e Religião.

Publicou 23 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em atas de eventos, possui 3 livros e 2 capítulos de livros publicados, sendo editor e co-editor de 16 livros. Tem 46 itens de produção técnica.

Atua nas áreas de Humanidades, com ênfase em Filosofia, Ética e Religião, e de Ciências Exatas, com ênfase em Física. Nas suas atividades profissionais interagiu com 41 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.