Fonte: Ecclesia. Autora: Lígia Silveira
Dia Nacional da Faculdade junta comunidade educativa e alunos dos polos de Braga, Lisboa, Porto e ensino à distância
Lisboa, 30 abr 2026 (Ecclesia) – O diretor da Faculdade de Teologia disse hoje que a ciência teológica “não faz manchetes nem sai na primeira página” mas que a sua influência se percebe na investigação e no diálogo com outros saberes.
“A Teologia, como qualquer ciência, não se discute nem faz a sua influência através do espaço mediático. O espaço mediático não tem tempo. A nossa influência vem pela pesquisa, vem pela investigação, dos nossos centros, cujos projetos dialogam com saúde, dialogam com economia, dialogam com literatura, dialogam com aquelas áreas onde o ser humano se interroga e onde queremos encontrar soluções para os seus problemas”, explicou à Agência ECCLESIA o padre Luís Rodrigues.
O responsável acredita que a Teologia está a “gerar cultura”: “Gera cultura, a cultura gera conhecimento, o conhecimento dá soluções e a Teologia está aí no papel que lhe é próprio, que é ser serva da humanidade, a partir desta grande certeza que nos habita e que é aquela que vem da fé em Jesus Cristo”.
O padre Luís Rodrigues indica o trabalho que a Cátedra Manuel Sérgio – Ética, Desporto e Transcendência está a realizar, juntando à Teologia, homens e mulheres do desporto, ou a ajudar a dialogar com a saúde e o digital.
[...]