«Missa sobre o Mundo», para órgão e voz recitante: resultado de um trabalho de investigação-criação em estreia absoluta

Wednesday, September 15, 2021 - 16:33

Alfredo Teixeira, investigador do CITER, é o autor da obra musical para órgão e voz recitante que terá a sua estreia absoluta na abertura da Temporada de Concertos do Ensemble São Tomás de Aquino.

A obra é fruto de um trabalho de «investigação-criação», a partir de fragmentos do texto homónimo de Pierre Teilhard de Chardin, um dos textos místicos e teológicos mais lidos e comentados ao longo do século XX.

Os primeiros esboços deste texto terão surgido nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, nas proximidades de Chemin des Dames, esboço incluído no escrito Le Prêtre, de 1918, quando Pierre Teilhard de Chardin ainda servia o exército francês. Retomou e desenvolveu essas ideias, em 1923, durante uma expedição científica, na China, no deserto de Ordos, explorando sítios do Paleolítico.

Tendo em conta informações recolhidas nas suas cartas, é provável que o texto tenha sido inspirado, particularmente, na vivência da Festa da Transfiguração, no dia 6 de agosto. Num contexto de diáspora e desnudamento espiritual, sem matéria eucaristiável – o pão e o vinho –, sem altar, é o cosmos que se transfigura. É essa meditação sobre o universo, enquanto altar e espécie eucarística, que se transcreve neste hino. Encontramos ecos da teologia eucarística católica do início do século XX, marcada pela espiritualidade da adoração, da consagração e do envio ao mundo. Mas, também, uma recriação moderna da teologia do Cristo cósmico, alfa e ómega, plenitude da Criação. Nesta cosmovisão cristã, a Missa toma as proporções do universo, como casa comum.

A recriação musical que se apresenta, a partir de excertos deste texto do jesuíta Pierre Teilhard de Chardin, conservando a sua estrutura eucológica fundamental, procurou o diálogo, pouco frequente, entre a palavra dita e a matéria sonora do órgão. A dicção do texto, busca a diversidade de ritmos que o habitam. A escrita para órgão encena o texto, sublinha as suas cores, sugere os climas ou comenta as ideias. O resultado é esse encontro entre a fragilidade de uma voz e a força de um poderoso engenho de sons. Na esteira do pensamento de Teilhard de Chardin, esse encontro é a metáfora da transformação espiritual da matéria.

Missa sobre o Mundo, para órgão e voz recitante (2021)
A partir de excertos do texto homónimo de Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955):

i. Oferenda
ii. O fogo sobre o mundo
iii. O fogo no mundo
iv. Comunhão
v. Oração

A obra será estreada pelo organista André Ferreira e pelo barítono Pedro Morgado. O concerto será realizado pelo Ensemble Tomás de Aquino no sábado, dia 18 de setembro, às 16h30, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino (Lisboa) e integrará, também, a apresentação da Cantata de Bach «Wir müssen durch viel Trübsal in das Reich Gottes eingehen» (BWV 146). Trata-se de um concerto comemorativo do 50.º aniversário do órgão de tubos Pels & Van Leeuwen, instalado nessa igreja.