Phenomenology and Hermeneutics of Religion

5 ECTS / Semester / Português

A. Aquisição de conhecimentos: descrever a emergência moderna da religião como objeto científico; interpretar criticamente as teorias da religião; reconhecer diferentes hermenêuticas nos Estudos da Religião; identificar conceitos e métodos identificar conceitos e métodos no âmbito da Fenomenologia da Religião; compreender a religião como experiência humana; descrever as transições e transformações das tradições religiosas num contexto de mudança cultural.

B. Pesquisa e análise, interpretação e síntese: reconhecer os problemas próprios do estudo académico da religião; examinar criticamente as categorias relativas ao sagrado e à religião; analisar fontes e documentos das tradições religiosas.

C. Aplicação de conhecimentos: caracterizar os fenómenos religiosos a partir da sua diversidade cultural; identificar as estruturas do religioso nas culturas; identificar as dimensões culturais da linguagem religiosa; propor uma leitura crítica dos modelos teóricos e metódicos na aproximação ao fenómeno religioso.

Faculty

Professor Associado
Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa - Instituto Universitário de Lisboa. Mestre em…