Ética

4.5 ECTs / 45h / Português
  1. Obter um domínio genérico das conceções éticas tal como foram historicamente desenvolvidas desde a Antiguidade Clássica até à contemporaneidade;
  2. Apresentar, do modo mais claro e preciso possível, os principais conceitos éticos, na eventual relação com outros valores;
  3. Ter uma perceção crítica das principais problemáticas e conceitos éticos na contemporaneidade (relação modernidade/pós-modernidade).

No final desta unidade curricular, os alunos que a completarem serão capazes de:

  • Dominar os conceitos fundamentais da Ética;
  • Conhecer a problemática de Ética na relação modernidade/pós-modernidade;
  • Refletir criticamente sobre as temáticas contemporâneas mais importantes da Ética;
  • Situar historicamente a emergência dos principais conceitos éticos;
  • Identificar fontes de pesquisa e realizar pesquisas temáticas no âmbito da Ética.

Faculty

Professor Associado
Doutor em Filosofia Medieval pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, com a tese “O Simbolismo da…