História da Filosofia II

4.5 ECTs / Semestral / Português

1. Objetivos:

1. Compreender a Modernidade e a Contemporaneidade, criando nos alunos um espírito reflexivo e crítico a partir da História da Filosofia e na dupla vertente: informativa e formativa.
  2. Conhecer os principais autores e correntes da Filosofia Moderna e Contemporânea
  3. Proporcionar aos alunos os conceitos filosóficos básicos da Filosofia Moderna e Contemporânea.
  4. Adquirir instrumentos cognitivos e conceptuais fundamentais transferíveis para a Teologia.

2. Competências:

1. Reconhecer e reconstruir os principais componentes da cosmovisão moderna percebendo como as suas ideias ou paradigmas estão na base das nossas instituições, determinando muitos dos nossos concidadãos nas suas formas de conceber a realidade, de se relacionar com os outros e com as instituições.
  2. Descrever e interpretar os principais autores, correntes e problemáticas da Filosofia Moderna e Contemporânea.
  3. Vincular os conceitos Filosóficos ao contexto que os originou, alimentou e desenvolveu.

Faculty

Assistente Convidado
Licenciatura e Mestrado em Filosofia (área de Filosofia do Conhecimento e Epistemologia) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade…