Sessão de lançamento da Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR)

Monday, April 12, 2021 - 10:16

A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR) é uma iniciativa promovida pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CEHR) em parceria comum conjunto de entidades nacionais, como a Conferência Episcopal Portuguesa, o Conselho Português de Igrejas Cristãs, a União das Misericórdias Portuguesas e a Cáritas Portuguesa. Conta ainda o apoio da Sociedade Portuguesa de História do Protestantismo e da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação.

O seu lançamento oficial terá lugar numa iniciativa pública, em ambiente virtual, nos dias 15 e 16 de abril de 2021. Com início pelas 14h30, o primeiro dia conta com a presença do diretor-geral da DGLAB/Torre do Tombo e o programa integra um conjunto de conferências sobre problemáticas da arquivística na Europa e em Portugal. No segundo dia decorre uma mesa redonda sobre práticas de organização e difusão de arquivos de instituições de cariz religioso. Na sessão de encerramento, pelas 17h30, estarão representantes das entidades promotoras e a Reitora da UCP.

A sessão de lançamento da RAIR constitui o momento de apresentação pública de um programa colaborativo do UCP-CEHR. Os objetivos da Rede consistem na promoção do estudo, da preservação, da organização e da divulgação do património documental das instituições religiosas. Com base em diversificadas formas de parceria institucional, pretende-se incentivar a articulação entre as instituições religiosas, os seus arquivos e a investigação realizada na academia.

O Programa e o Formulário de inscrição podem ser consultados aqui.