Faculdade e Associação de Estudantes de Teologia - Núcleo Porto, afirmam-se na resposta à Pandemia

Tuesday, May 12, 2020 - 12:46

"Em três meses, muita coisa mudou. Fomos obrigados a adotar novas medidas e formas de viver com um inimigo invisível. Vimo-nos a viver com medo e fechados em casa. Tudo muito estranho ao início, mas, como bons portugueses, soubemos dar a volta por cima e adaptar-nos a esta nova realidade.

Apenas dois dias depois do encerramento das instalações do Campus da Foz, do Centro Regional do Porto da UCP, a Faculdade de Teologia iniciou o seu programa de lecionação à distância através da Plataforma Blackbord, que permite que a atividade letiva não seja interrompida, e que o ensino funcione à distância com grande qualidade de imagem e som, permitindo ainda a partilha de conteúdos como ficheiros, apresentações, PowerPoint, etc. 

Apesar de estarmos confinados, a vida não pode parar e então tivemos de arranjar formas para manter ativa e viva a Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia - Núcleo Porto, bem como a própria instituição que também representamos. Assim, já antes de tudo isto acontecer, tínhamos projetos a desenvolver ao longo do resto do ano, mas com esta situação, não baixámos os braços e remodelámos as nossas ideias. Levando assim, a cabo, uma serie de iniciativas de forma a transmitir às pessoas a maior normalidade que nos era possível, de forma a que não se sentissem abandonadas e muito menos esquecidas. 

Após ser decretado o Estado de Emergência, e estando confinados no tempo das festas mais importantes para o povo cristão, a Associação e a Faculdade de Teologia não baixaram os braços, e transmitiram estas celebrações Pascais pelas redes sociais. Assim de Quinta-feira Santa até ao domingo da Ressurreição, rumamos ao interior da nossa Diocese do Porto e com colaboração da Paróquia de Gondar, na vigairaria de Amarante e na pessoa do Padre Samuel Coelho, servimos de veículo para levar até às pessoas as celebrações do Tríduo Pascal. Na sequência do confinamento, ainda entrevistámos o Padre Samuel para perceber como estava a ser este desafio de ser Pastor sem ovelhas.

Depois disso levámos a cabo 3 entrevistas “3 pessoas diferentes; 3 formas de vida diferentes, mas todas voltadas para Deus” para marcar a semana das vocações.

Neste momento estamos a transmitir, da Paróquia de S. João Batista da Foz do Douro em colaboração com o Padre Jorge Cunha a transmissão do terço neste mês de maio dedicado a Maria bem como da Eucaristia Dominical.

Com estas iniciativas, procuramos levar às pessoas aquilo que, neste momento, não podem celebrar nos moldes que estavam acostumadas a fazer.

Desenvolvemos ainda mais a nossa presença nos novos meios de comunicação digital, com lançamento da plataforma AeFTP multimédia, que concentrará, de agora em diante, todas as nossas iniciativas de comunicação como o Canal Youtube e o Jornal  “O Teólogo”, bem como a presença nas redes sociais, de olhos postos no futuro e na certeza de que não podemos ficar de braços cruzados, continuaremos a ser a presença que rasga conscientemente e de forma responsável, o isolamento e a distância que estes “novos tempos” imprimiram nas nossas relações humanas."

                                                            Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia do Porto
 

AeFTP multimédia