Entre a ínsula e a península

Thursday, May 27, 2021 - 12:40

Acabou de ser publicado o novo livro de José Rui Teixeira, investigador do CITER: Entre a ínsula e a península, com posfácio de Jordi Cerdà (da Universitat Autònoma de Barcelona).  Trata-se de um estudo escrito em 2018, no contexto do projeto “Iberismos e identidade cultural ibérica”, desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidad Pontificia de Salamanca (Instituto de Pensamiento Iberoamericano) e Universidade Católica Portuguesa (Cátedra Poesia e Transcendência). Para além de uma contextualização dos movimentos iberistas na transição do século XIX para o século XX, este estudo apresenta o metropolismo de Mário Saa à luz do hispanismo de António Sardinha e da ibericidade de Fernando Pessoa.

Este livro inaugura a coleção de estudos da editora Officium lectionis, chancela do Porto, que nasceu em 2021, particularmente vocacionada para a literatura memorial e contemporânea.

Preço: 12€. Encomendas: officiumlectionis@gmail.com