Apresentação do livro «O altar: Que lugar, que presença?»

Wednesday, May 26, 2021 - 13:14

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) e a Brotéria apresentaram, no passado dia 25 de maio, o livro «O altar: Que lugar, que presença?», da autoria do padre Carlos Pinto, sacerdote do Patriarcado de Lisboa.

A obra, que integra a coleção ‘Exsultet’ do SNL, é resultado da tese de Mestrado Integrado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP, sob a orientação do professor Paulo Fontes, diretor do CEHR.

A apresentação contou com a presença do professor Paulo Fontes, num encontro com moderação do professor João Norton, no Centro Cultural Brotéria, em Lisboa, e foi transmitido em direto no sítio online do SNL.

“O presente trabalho procura trazer ao leitor a investigação feita sobre o lugar do Altar no espaço litúrgico e o seu papel na tradição Católica. A escolha vem na sequência da constatação de que muitas vezes é difícil reconhecer o verdadeiro sentido deste objeto”, informa o SNL sobre a publicação.

Carlos Pinto iniciou os estudos na Faculdade de Teologia da UCP, em 2003; a sua formação académica passou também por um Curso Técnico Profissional de Desenho de Construção Civil, na Escola Profissional Gustavo Eiffel, e realizou a terceira edição do Curso de Especialização em Arquitetura de Igrejas, na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, em 2013.