Mudança de par instituição/curso

Processo de Candidatura

Ato pelo qual um estudante se matricula e/ou inscreve numa instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição.

Condições de Acesso

Podem solicitar mudança de par instituição/curso os estudantes que:

1. Estejam ou tenham estado matriculados e inscritos, em anos anteriores, noutro par instituição/curso - português ou estrangeiro - e não tenham concluído o respetivo grau;

2. Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas pela Faculdade de Teologia para o ano em que pedem a Mudança de Par Instituição/Curso (estes exames nacionais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo anterior);

3. Tenham, nesses exames, a classificação mínima da prova de ingresso: 95 pontos.

A realização de entrevista constitui requisito obrigatório para a candidatura. As entrevistas realizam-se de forma remota - A Direção da Faculdade entrará em contacto com os candidatos para o agendamento.

Calendário de Candidaturas 2022/2023

Fases Candidaturas  Entrevistas  Afixação de Resultados  Matrículas
1.ª 06/06 a 25/07/2022  26 e 27/07/2022 28/07/2022  29/07 a 04/08/2022
2.ª 26/07 a 9/8/2022 09/08 e 10/08/2022 11/08/2022
(fim do dia)
30/08 a 02/09/2022

Documentação necessária

• Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) (caso seja admitido deverá entregar no ato da matrícula um original ou fotocópia autenticada). No caso dos candidatos estrangeiros, poderá ser colocada a informação de que terão que submeter uma declaração oficial que indique que estão habilitados ao acesso ao ensino superior;
  • Certificado das disciplinas em que obteve aprovação, com as respetivas classificações, créditos e carga horária ou ECTS (caso seja admitido deverá entregar no ato da matrícula um original ou fotocópia autenticada);
  • Documento de Identificação;
  • Nº de identificação fiscal caso não se encontre no documento acima referido.

Diplomas Estrangeiros: No caso de diplomas estrangeiros, os documentos devem ser autenticados pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou pelos serviços consulares ou embaixadas dos países estrangeiros em Portugal, ou com Apostilha de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia.

Os Diplomas ou Certificados obtidos em Instituições Eclesiásticas que constem da base de dados da Santa Sé, ficam dispoensados da referida autenticação. Confirme aqui

Taxas  (valores em vigor durante o ano letivo 2021/22)

• Pedido de mudanças de par instituição/curso: 200,00 € (valor base)
  • Valor por crédito atribuído (eventuais pedidos de creditação): 2,50€
  • Matrícula: 260,00 €
  • Propina: 11,10 € por unidade de crédito (ECTS)

Apresentação da Candidatura

O pedido de mudança de curso apenas poderá ser realizado online dentro dos prazos estipulados.

Reúna todos os documentos necessários antes de iniciar a sua candidatura. Após a submissão da candidatura, não poderá voltar atrás para eventuais alterações.

Os documentos originais ou cópias autenticadas deverão ser apresentados na Secretaria Escolar da UCP no momento da matrícula, sempre que solicitado.

O endereço de email que indicar no formulário de candidatura, será o contacto pelo qual receberão as mensagens da Universidade Católica Portuguesa, pelo que, deverá certificar-se que o mesmo está correto.

No caso de não fazer o upload de todos os documentos necessários, deverá enviar a restante documentação em falta para o endereço: espacodocandidato.sede@ucp.pt, logo após a submissão da candidatura. No assunto do email deve colocar: Candidatura à Faculdade de Teologia e nome do Curso (Licenciatura em Teologia).

Processo de Candidatura:

1.º PASSO - Inicie a sua candidatura online no Portal de Candidatura e selecione a opção "Candidatura a Licenciatura(s)"

De seguida selecione a opção "Mudança de par Instituição/Curso".

Deverá preencher os dados pessoaisselecionar o programa a que pretende candidatar-se e anexar todos os documentos obrigatórios.*

* Os documentos deverão ser submetidos, obrigatoriamente, em formato PDF

2.º PASSO – Pagamento da taxa de candidatura

Após o preenchimento da candidatura e submissão dos documentos necessários, deverá efetuar o pagamento da taxa de candidatura (200.00€* - valor não reembolsável).

A candidatura apenas será considerada válida/completa após o pagamento da respetiva taxa.

* Valor em vigor durante o ano letivo 2021/2022

3.º PASSO – Resultados da candidatura

Os resultados serão disponibilizados na Área do Candidato, com a indicação de “Admitido” ou “Não Admitido”. Para aceder a esta área, insira as credenciais que receberá no final da sua candidatura.

Posteriormente, receberá um email com os procedimentos a seguir para efetuar a matrícula.

Testimonial

Cátia Tuna

Investigadora do CEHR. Docente Universitária
A Teologia proporciona uma densidade interpretativa que não é apenas uma capacidade de problematizar. Recordo-me de aulas que constituíram insights definidores de um «antes» e de um «depois» na minha forma de ver o mundo e a verdade em que decidi acreditar.