Licenciatura em Ciências Religiosas - Braga

Plano Curricular

Início a 16 de setembro de 2019

Program Description

A Licenciatura em Ciências Religiosas é uma modalidade de estudos teológicos que visa a aquisição dos instrumentos disponíveis na Teologia, Filosofia e nos Estudos de Religião para a interpretação da tradição cristã, em particular, e do fenómeno religioso, em geral.

Assegura, a partir das disciplinas teológicas, o conhecimento da tradição bíblica e cristã.

Contribui para uma melhor compreensão das grandes questões da humanidade, bem como das interpretações ideológicas, morais, espirituais e religiosas por elas suscitadas.

Incide ainda na pesquisa do contributo possível das motivações e referências religiosas para a solução de problemas humanos, com particular incidência na experiência cristã.

É lecionada no âmbito do Mestrado Integrado em Teologia, em regime presencial e horário diurno, das 8h30 às 13h00.

É uma das condições de admissão ao Mestrado em Ciências Religiosas, mestrado profissionalizante para professores de Educação Moral e Religiosa Católica.

Possibilita aos portadores de outra habilitação de nível superior a formação complementar (120 ECTS) para se candidatarem a este mestrado.

A partir da sua base humanístico-filosófica pode dar acesso a outros mestrados de investigação ou de índole profissionalizante.

A Licenciatura em Ciências Religiosas tem reconhecimento canónico.

Tem reconhecimento civil.  Acreditado pela A3ES ACEF/0910/16842. Nº de Registo na DGES: R/A-EF 1250/2011.

Braga - Serviços Escolares

Drª Julieta Carvalho

Drª Susana Abreu

E-mail: secretaria.facteo@braga.ucp.pt

Testimonial

Margarida Portugal

Orientadora da Prática de Ensino Supervisionada em EMRC
Licenciatura em Ciências Religiosas
O que mais me marcou foi o sentido que os conteúdos programáticos trouxeram à minha vida pessoal e a descoberta do gosto do estudo. Não tenho ideia de alguma vez ter vibrado com o que aprendi no Liceu. Na Faculdade de Teologia quase tudo era entusiasmante.