Formação Avançada - O Papa Francisco e a Questão Moral

3ªs feiras - 18h30 às 20h00

Duração do programa:
12 horas de formação presencial
(4, 11 e 25 de outubro | 8, 15, 22 e 29 de novembro | 6 de dezembro)

Local:
Campus de Lisboa - UCP

DOWNLOAD BROCHURA

Program Description

Apresentação

«A teologia tem uma função crítica, de inteligência da fé, mas a sua reflexão parte da experiência viva e do sensus fidei fidelium. Só assim é que a inteligência teológica da fé realiza o seu necessário serviço à Igreja.»

Do discurso do Papa Francisco aos participantes do Congresso Internacional de Teologia Moral no Ano Família Amoris lætitia (13 de maio de 2022)

A partir de textos do Papa Francisco (nomeadamente das encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti e das exortações apostólicas Evangelii gaudium e Amoris lætitia), procurase compreender as incidências do projeto pastoral deste pontificado em diferentes domínios da reflexão ético-teológica.

A formação conta com a orientação do Prof. Doutor José Manuel Pereira de Almeida e está estruturada em 8 sessões presenciais, nas seguintes datas: (4, 11 e 25 de outubro | 8, 15, 22 e 29 de novembro | 6 de dezembro).

18 OUT 2022
Conferência pública online, com a participação da teóloga Donatella Abignente (Pontificia Facoltà Teologica dell’Italia Meridionale - Sezione San Luigi).

Tópicos Temáticos

• Experiência Moral
  • Consciência Moral
  • Encontro e Moralidade
  • Critérios de Discernimento
  • Decisão Moral
  • Formação Moral e Sinodalidade

Objetivos

Proporcionar uma formação especializada para identificar as questões de ética na vida quotidiana, procurando compreendê-las na sua complexidade e desenvolver a capacidade de um agir responsável.

Extensão Universitária

Secretariado