Summer school "Religião e Cultura: leituras da «revolução» paulina"

Program Description

2023-05-31 a 06 28 Summer School Religião e Cultura banner

Apresentação

Quando Paulo de Tarso anunciava o seu «evangelho», o mundo greco-romano conhecia mudanças de amplo impacto. Algumas das estruturas da cidade antiga, ordenadas a partir de convenções oligárquicas e endogâmicas, sofriam então o choque de diferentes dinâmicas de miscigenação. Os grandes banquetes públicos abriam-se aos não-cidadãos – as mulheres, os jovens, os imigrantes, os estrangeiros de passagem, mais raramente os escravos. Multiplicavam-se os movimentos associativos – cultuais e profissionais –, ultrapassando barreiras sociais antes intransponíveis. Não faltavam também reações comunitaristas a este cosmopolitismo, procurando renovar o crédito dos deuses ancestrais. Novas mobilidades, novas rotas comerciais, o incremento da cooperação profissional, tudo contribuía para uma sociedade mais híbrida, à procura de novas ofertas espirituais. A convivialidade era o motor da participação cívica na vida da cidade. Assim, diferentes formas de comunitarização religiosa organizavam esse espírito de corpo, numa sociedade em mudança.

É este o contexto de emergência do que a historiadora Marie-Françoise Baslez apelidou de «revolução paulina»: um «evangelho» anunciado numa língua comum, em circulação pelas vias do Império; a casa (oikos) como lugar de transformação, em tensão com a cidade; a ideia de uma Igreja universal, onde «não há judeu nem grego, não há servo nem homem livre, não há macho e fêmea» (Gl 3, 28). O impacto desta «revolução paulina» não deixou de ter ecos na história do Ocidente, continuando a desafiar muitos dos que pensam o nosso presente.


Destinatários

  • Agentes ligados a diferentes contextos de transmissão religiosa e cultural;
  • Outros agentes ligados aos domínios da educação, comunicação, cultura, liderança e assistência religiosa;
  • Estudantes de diferentes programas do ensino superior interessados em formação especializada no domínio dos Estudos Bíblicos e dos Estudos de Religião;
  • Outros públicos interessados em formação contínua.

Calendário

  • 31 de maio
    José Tolentino Mendonça e a metamorfose necessária
    José Rui Teixeira
  • 7 de junho
    Alain Badiou e o universalismo paulino
    Teresa Bartolomei
  • 14 de junho
    Giorgio Agamben e o tempo que resta
    Alex Villas Boas
  • 21 de junho
    E. P. Sanders e a religião de Paulo
    José Carlos Carvalho
  • 28 de junho
    Marie-José Mondzain e a língua de passagem

    Paulo Pires do Vale

    Moderação e comentários: Alfredo Teixeira
     

Taxas

60€ (inclui certificado)

Docentes da UCP e alunos de cursos conferentes de grau da Faculdade de Teologia (ou em associação com a FT) estão isentos de taxa de inscrição.


brochura

Contacts

Formação Avançada

Secretariado
E-mail: secretariado.religare.ft@ucp.pt

Tel.: 217 214 154

Ana Alva

Bruno Leal


 

Related Events