Formação Avançada em Teologia Prática

Drª Susana Abreu
E-mail: sabreu@ucp.pt

More Information

Data de início do Curso: 13 de setembro de 2021.

Duração: 2 semestres: setembro 2021 a julho 2022

APRESENTAÇÃO DO CURSO

FORMULÁRIO ONLINE

Para mais informações contactar:

Mireille Arrifana

Program Description

Curso de formação avançada na área da Teologia Prática (Teologia Pastoral)

O curso é uma resposta aos objetivos da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium que afirma constituir particular tarefa das Faculdades de Teologia a cientifíca formação teológica daqueles que aspiram ao Presbiterado (VG, art. 76,1-2).

Constitui um contributo para a programação do Ano Pastoral, realizado pelos Seminários e Casas de Formação e uma oportunidade para a formação permanente do clero e agentes de pastoral interessados em aprofundar os seus conhecimentos teológico-pastorais.

Partindo da fundamentação bíblica e teológica, o curso desenvolve conteúdos programáticos numa perspetiva pastoral em diálogo com a cultura contemporânea, a partir dos desafios que esta coloca à fé cristã.

Trata-se de um curso em regime híbrido (frequência por meios telemáticos - Curso Livre, ou na modalidade presencial, no Centro Regional do Porto - com avaliação e ECTS) com acompanhamento em plataforma, onde são disponibilizados conteúdos programáticos e outros materiais didáticos das unidades curriculares.

O curso está estruturado em 2 semestres.

Objetivos globais do curso:

1. Promover a reflexão sobre a presença da Igreja no mundo atual.
2. Apresentar os fundamentos bíblicos, teológicos e pastorais da proposta cristã em tempos de Nova Evangelização.
3. Proporcionar itinerários de reflexão e estudo sobre a pastoral e suas implicações na vida das comunidades cristãs.
4. Destacar temáticas centrais da Teologia Pastoral e suas implicações numa Igreja mais evangelizada e mais evangelizadora.
5. Contribuir para a redescoberta da fé como compromisso com o projeto de Deus e testemunho num mundo secularizado.

Extensão Universitária

Secretariado