
A Escola Superior Agrária de Coimbra acolhe, a 28 e 29 de janeiro, o Simpósio «Lugares da afetividade e da sexualidade na configuração da identidade pessoal». Dirigido a escuteiros, catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, e demais agentes educativos, a iniciativa quer ser “contributo para o pensamento e ação do escutismo católico e da Igreja, sobre o tema da Afetividade e Sexualidade Humanas”, e apresentar propostas de “formação e reflexão em diálogo com o pensamento cristão.
Nascido dentro do projeto ‘Entre Linhas’, uma iniciativa do Escutismo Católico Português, o Simpósio quer ajudar a “capacitar os dirigentes a pensarem e agirem, no contexto da educação, sobre a afetividade e sexualidade humanas”, num trabalho “cada vez mais consciente e profundo de transformação social e aprofundamento da fé cristã entre os jovens”.
Durante dois dias, o programa permite aos participantes tomar parte de “diversos diálogos cruzados e conferências plenárias”, entre especialistas de várias áreas do conhecimento.
A iniciativa, do Corpo Nacional de Escutas, conta com o apoio da Fundação Porticus e tem como parceiros a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Movimento Scout Católico e a Conferência Internacional Católica do Escutismo – Região Europa Mediterrâneo.
As inscrições decorrem em formulário online até ao próximo dia 22 de janeiro de 2023.